Infiltração de Corticóide em Cicatrizes

Infiltração Corticóide em cicatrizes

Quem não tiver um sinalzinho sequer no corpo ou rosto decorrente de algum trauma de infância ou até mesmo uma cicatriz após uma cirurgia plástica que atire a primeira pedra.
 
É muito difícil uma pele lisa sem nenhuma marca. A cicatrização serve para diminuir a dor do machucado, pois a cicatriz é quando a pele se fecha novamente, deixando a marca do ferimento. Ela sempre vai depender da alimentação da pessoa, pois quanto melhor a pessoa se alimentar, mais rápido ocorrerá a cicatrização, como também da sua genética.
 
A pele jovem, comparada com a pele do idoso, tende a determinar cicatrizes mais evidentes. Tipicamente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo. Muitas vezes são inicialmente insatisfatórias e tornam-se aceitáveis após três meses ou mais. O aspecto da cicatriz dependerá da sua localização, cor, textura, comprimento, largura e profundidade. Alguns locais do corpo caracteristicamente apresentam forte tendência em formar cicatrizes mais evidentes e inestéticas. As áreas de constante movimento, como ocorre nos ombros, braços, pernas, mandíbula e costas, são os locais mais comuns.
 
Saiba agora quais são os diferentes tipos de cicatrizes e as características de cada uma delas.
 
1) Atrófica: cicatrizes ideais, pouco perceptíveis, finas e claras, são mais comuns nas peles claras, finas e em pessoas mais idosas;
 
2) Cicatriz alargada: largas e brancas em geral aparecem após a cicatriz hipertrófica;
 
3)Cicatriz hipertrófica: elevada, fibrosa, avermelhada, palpável na pele;
 
4)Quelóide: parecida com a cicatriz hipertrófica, em maiores proporções, invade o tecido sadio, dói e coça, sua incidência é maior em pessoas de pele negra e orientais. O processo de cicatrização é longo e se divide em três etapas que vão do pós-operatório imediato aos 18 meses após a cirurgia.
 
 
Etapas da cicatrização
 
 
Primeiro mês: é a primeira fase da cicatriz, que se fecha de fato, mas ainda é evidente e pode ser escurecida e avermelhada;
 
Segundo mês: é o início da segunda fase e termina no final do primeiro ano do pós-operatório, o cirurgião plástico tem condições de avaliar se a cicatriz apresenta uma qualidade ótima ou alterações como quelóides ou cicatrizes hipertróficas. É nesta fase que se iniciam os tratamentos preventivos para uma cicatriz de ótima qualidade;
Primeiro ano até o décimo oitavo mês: essa é a terceira fase da cicatrização. Nesta etapa é possível fazer uma avaliação do resultado final da cicatrização. Caso apresente quelóide, cicatriz alargada ou hipertrófica, tratamentos cirúrgicos ou estéticos serão recomendados.
 
 
Tratamentos
 
 
Domiciliares:
 
Uso tópico de corticóides: São pomadas prescritas pelo seu médico para ser utilizada diariamente a noite por tempo prolongado.
Curativos especiais, compressivos hidratante (silicone) ou com medicamentos: devem ser trocados semanalmente, mas sob orientação médica.
 
Cremes clareadores: são cosméticos para despigmentar a cicatriz e deve ser usado a noite diariamente, porém não expor ao sol a região tratada.
Tratamentos em clínicas especializadas
 
 
Cirúrgico
 
A remoção cirúrgica está geralmente indicada para cicatriz larga ou ampla. Esta técnica permite a formação de uma cicatriz mais estreita e curta, e consequentemente menos evidente. Às vezes, apenas a mudança na direção da cicatriz permite uma camuflagem esteticamente aceitável. A fim de obter melhores resultados a sutura é realizada por planos internos e externos. Por vezes, a incisão é fechada sem pontos e sim por meio de colas ou fitas cirúrgicas especiais.
 
Microdermoabrasão
 
Esse é um método de tratamento que consiste em abrasar ou lixar as camadas superficiais da pele. Permite corrigir a superfície de cicatrizes e irregularidades da pele. Ela determina bons resultados em cicatrizes da acne, cicatrizes cirúrgicas. Para se obter um bom resultado são necessárias várias sessões.
 
Fraxel Laser SR 1500
 
O Fraxel é um tratamento com laser fracionado muito mais efetivo, pois ele faz micropunturas na pele, estimulando a reparação da cicatriz pela formação de um novo tecido, além de clarear e unir as bordas. É um dos tratamentos mais efetivos para cicatriz.
 
 
Peelings químicos
 
Esse procedimento é usado para descascar a pele em profundidade variável de acordo com a indicação médica. Desta forma, temos o peeling superficial, médio e profundo. Esta técnica permite o tratamento de cicatrizes e irregularidades, além do envelhecimento cutâneo, pois promove um aspecto mais jovial à pele.
 
 
Preenchimentos
 
Esta técnica consiste em preencher cicatrizes que apresentam depressões com material adequado para cada tipo de problema. Existem diversos tipos de produtos injetáveis, de efeito temporário ou prolongado, sintético ou de origem animal. O preenchedor usado será aquele mais indicado para o grau de depressão. Geralmente o procedimento necessita de anestésico tópico e o paciente volta ao cotidiano imediatamente.
 
 
Micro-enxertos
 
Os micro-enxertos são pequenos transplantes de pele saudável para a área da cicatriz. Esta técnica usa um delicado instrumento chamado “punch” para retirar a pele da área doadora. Normalmente a área doadora se localiza atrás da orelha. O micro-enxerto é especialmente indicado para cicatrizes profundas da acne.
 
 
Criocirurgia e infiltração de corticóides
 
Tanto a criocirurgia quanto a infiltração de corticóides são usadas particularmente no tratamento de cicatrizes de quelóides e hipertróficas. A criocirurgia consiste no congelamento da cicatriz e geralmente é associada com a infiltração de corticosteróide no local. O procedimento confere algum desconforto e pode ser realizado com anestesia local. Várias sessões são necessárias. O objetivo de ambas as técnicas é reduzir o tamanho da cicatriz.
 
 
Câmara hiperbárica
 
É indicada para acelerar a recuperação, algumas sessões na câmera hiperbárica antes e depois da cirurgia. Essa técnica faz com que a pele receba oxigênio puro, em uma pressão um pouco maior do que a da atmosfera. Isso facilita a cicatrização e o restabelecimento do organismo como um todo. Para infecções na fase aguda também apresenta resultados satisfatórios.
 
Agora, com o avanço da medicina estética, novas técnicas não faltam para amenizar as cicatrizes e as lembranças que elas trazem. O ideal é procurar o seu médico de confiança para o tratamento mais adequado para o seu caso. É fundamental resolver cada problema, sempre um de cada vez, para se sentir mais feliz, com ótima aparência e a autoestima nas nuvens. Nada é mais importante que a nossa felicidade. Pense nisso.
Dr Bruno Granieri - rodape

Local de Atuação
Rua 3a n° 41 Setor Aeroporto
Clínica Gênesis

Fale Conosco
(62) 3932 - 1214

Redes Sociais

. .